sábado, 26 de fevereiro de 2011

O Cravo, a Rosa (e o Crisântemo)

O Cravo Branco brigou com a Rosa Vermelha porque a viu com o Crisântemo Amarelo que não sabia amar.
A Rosa Vermelha nada entendeu, porque o Cravo não a tinha e nada podia falar.
O Cravo Branco ficou magoado, sentiu-se ferido, mas tinha que a salvar.
O Cravo virou-se pra Rosa Vermelha, choroso e sorrindo diante dela, esqueceu-se do que falar. A Rosa sorriu de volta, o coração do Cravo Branco ameaçou parar.
A Rosa perguntou pro Cravo "Porque não desistes?"
O Cravo disse "Porque não sei mais olhar pro céu sem de ti me lembrar."



Significado das flores (http://www.eterno-amor.com/significado-flores-simbolismo-flores.php):
Cravo (branco) – Pureza; doçura e encanto; amor casto
Crisântemo (amarelo) – Amor desdenhoso
Rosa (vermelho) – Amor; respeito; amo-te

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O sorriso da estrela




Sempre gostei de olhar para o céu. Sempre passei horas admirando a lua e as estrelas, mas dentre as infinitas estrelas, às vezes acontece de fixar o olhar em uma estrela em especial porque esta brilha mais que as outras ou tem um formato mais bonito.

Porém, uma estrela em especial tem me hipnotizado há meses. A estrela mais brilhante e mais formosa que eu já vira. Uma estrela tão encantadora que me faz esquecer de todo o céu pra olhar só pra ela, mas tão encantadora, que toda vez que olho pra lua, lembro dela.

Lembro da estrela porque mesmo que ela não seja maior que a lua, ela sorri pra mim e a lua não sorri, a lua é séria e o sorriso da estrela a faz brilhar mais que todas as estrelas e ofuscar a lua. Até o olhar da estrela traz um mistério que me sorri.
É uma estrela tão encantadora que mesmo quando está nublado e não posso ver o céu faço forças pra enxergar o brilho dela por entre as nuvens. Pra cuidar dela e ter certeza de que ela ainda está ali e continuar na luta, mesmo que doa por não tê-la aqui e acreditar que um dia poderei voar até ela e finalmente tê-la comigo, e nos meus braços jamais a deixarei cair.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Compreensão e o dom de amar

Ás vezes é muito fácil julgar as pessoas por suas atitudes, seu humor, seu modo de agir. Deixando a hipocrisia de lado, todos bem ou mal tem essa mania quase involuntária meio incutida pela sociedade. Por mais compreensivo que seja, é do ser humano querer diferenciar todos os sentimentos e atitudes como bons ou ruins.
Espontaneidade é bom? Descontrole emocional é ruim? Colocam as atitudes num molde às vezes sem pensar, julgando sem reparar a relatividade das ocasiões e das reações e atitudes que são tomadas nas situações. Espontaneidade seria uma reação instantânea a um acontecimento. Espontaneidade é bom para o caso de humoristas, atores, ou até entre amigos. No entanto, num ambiente onde as respostas podem decidir seu futuro ou sua reação pode te trazer danos morais ou financeiros, a espontaneidade deixa de ser válida.
Quanto ao descontrole emocional, reflita como seria se todos dissessem o que sentem quando se sentem mal, quando se sentem consumidos. Quantas vezes já viu um amigo(a) perder um amor porque teve medo de dizer o que sente para não "assustar" aquele(a) por quem está apaixonado(a)? Lembre-se também de como se sente aliviado quando descarrega todas as suas emoções. Não controlar as emoções às vezes é necessário. Engolir as emoções pode transformar até o Dalai Lama numa Bomba de Hiroshima humana.
É claro, o que digo é relativo e tem seus limites, mas quero mostrar que as pessoas julgam Fulano porque ele é descontrolado ou impulsivo e elogiam Teobaldo porque ele é espontâneo, sendo que as duas coisas estão muito ligadas. No caso de descontrole grave emocional, o recomendado é interromper o fluxo de pensamentos negativos. Ir caminhar, tocar violão, cantar alto, ler um livro. Qualquer coisa que abstraia o indivíduo é válida, pois quando há uma "ruminação" muito longa desses pensamentos negativos, eles fixam-se mais, voltam com mais facilidade aos pensamentos e torna-se uma bola de neve que tenderá a transformar-se em patologia. Portanto, quando você estiver deprê e teu amigo te chamar pra sair, nada da clássica desculpa "Tenho que ficar sozinho aqui, refletir um pouco...". Saia já e diminua o tempo do seu sofrimento.
Costuma-se julgar as atitudes e reações das pessoas principalmente porque há o hábito de esperar uma certa reação ou atitude dos indivíduos, o que acaba por trazer uma decepção. Só porque alguém não toma uma atitude ou toma uma atitude não esperada, não quer dizer que é uma pessoa ruim. Tem de se lembrar que todos tem inseguranças, medos, defeitos, traumas e até mesmo firmezas diferentes e isso que nos torna diferentes, tudo contribui para a formação do "Eu". Basta aceitar essas diferenças e exercitar o dom da compreensão que terá o maior dom que alguém pode ter: o dom de amar pura e verdadeiramente.

"Ame profunda e passionalmente. Você pode se machucar, mas é a única forma de viver o amor completamente."
Dalai Lama

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Sabe o que eles têm que eu não tenho?

Eles confiam em si mesmos.
Sabe porque conseguem confiar em si mesmos?
Porque eles não te enxergam como algo tão grande
Quanto eu enxergo.
Sabe porque eles te vêem tantas vezes e eu não?
Porque eles não são tão fragilizados pela sua presença
Quanto eu sou.
Eles não têm medo
Porque não importa o que digam, não vai mudar muita coisa
Já que dizem não vêm tão lá de dentro
Como o que eu digo.
Pra eles não importa que recebam um "não" seu
Pra mim seria como se o meu mundo não fosse mais meu.
E sabe porquê talvez eu não tenha atitude?
Porque toda vez que eu tenho oportunidade, eu olho pra você
E somem as palavras que eu ia dizer.