sábado, 5 de fevereiro de 2011

Compreensão e o dom de amar

Ás vezes é muito fácil julgar as pessoas por suas atitudes, seu humor, seu modo de agir. Deixando a hipocrisia de lado, todos bem ou mal tem essa mania quase involuntária meio incutida pela sociedade. Por mais compreensivo que seja, é do ser humano querer diferenciar todos os sentimentos e atitudes como bons ou ruins.
Espontaneidade é bom? Descontrole emocional é ruim? Colocam as atitudes num molde às vezes sem pensar, julgando sem reparar a relatividade das ocasiões e das reações e atitudes que são tomadas nas situações. Espontaneidade seria uma reação instantânea a um acontecimento. Espontaneidade é bom para o caso de humoristas, atores, ou até entre amigos. No entanto, num ambiente onde as respostas podem decidir seu futuro ou sua reação pode te trazer danos morais ou financeiros, a espontaneidade deixa de ser válida.
Quanto ao descontrole emocional, reflita como seria se todos dissessem o que sentem quando se sentem mal, quando se sentem consumidos. Quantas vezes já viu um amigo(a) perder um amor porque teve medo de dizer o que sente para não "assustar" aquele(a) por quem está apaixonado(a)? Lembre-se também de como se sente aliviado quando descarrega todas as suas emoções. Não controlar as emoções às vezes é necessário. Engolir as emoções pode transformar até o Dalai Lama numa Bomba de Hiroshima humana.
É claro, o que digo é relativo e tem seus limites, mas quero mostrar que as pessoas julgam Fulano porque ele é descontrolado ou impulsivo e elogiam Teobaldo porque ele é espontâneo, sendo que as duas coisas estão muito ligadas. No caso de descontrole grave emocional, o recomendado é interromper o fluxo de pensamentos negativos. Ir caminhar, tocar violão, cantar alto, ler um livro. Qualquer coisa que abstraia o indivíduo é válida, pois quando há uma "ruminação" muito longa desses pensamentos negativos, eles fixam-se mais, voltam com mais facilidade aos pensamentos e torna-se uma bola de neve que tenderá a transformar-se em patologia. Portanto, quando você estiver deprê e teu amigo te chamar pra sair, nada da clássica desculpa "Tenho que ficar sozinho aqui, refletir um pouco...". Saia já e diminua o tempo do seu sofrimento.
Costuma-se julgar as atitudes e reações das pessoas principalmente porque há o hábito de esperar uma certa reação ou atitude dos indivíduos, o que acaba por trazer uma decepção. Só porque alguém não toma uma atitude ou toma uma atitude não esperada, não quer dizer que é uma pessoa ruim. Tem de se lembrar que todos tem inseguranças, medos, defeitos, traumas e até mesmo firmezas diferentes e isso que nos torna diferentes, tudo contribui para a formação do "Eu". Basta aceitar essas diferenças e exercitar o dom da compreensão que terá o maior dom que alguém pode ter: o dom de amar pura e verdadeiramente.

"Ame profunda e passionalmente. Você pode se machucar, mas é a única forma de viver o amor completamente."
Dalai Lama

Um comentário:

  1. Parabéns Thata linda!
    Gostei da reflexão é bem da verdade é que partindodo de um princípio que o amor é o vículo da perfeição teremos sempre sucesso em nossos relacionamentos se entre um ser e outro existir o melhor intermediador Cristo.
    êste grnde amor carrega o chamdo respeito. bjs no♥ te amosobrinha linda. tia sandra

    ResponderExcluir